Deprecated: ini_set(): Use of mbstring.http_output is deprecated in /home1/HTTPD/www.bauminas.com.br/vendor/patchwork/utf8/class/Patchwork/Utf8/Bootup.php on line 69
Grupo BAUMINAS | BAUMINAS Química | Casos de Sucesso
Idiomas
Aguarde, processando ...

Casos de Sucesso

SALFER NA MAIOR COMPANHIA DE SANEAMENTO DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Em janeiro de 2003, a BAUMINAS Química iniciou com a maior companhia de saneamento básico do Estado de Minas Gerais uma parceria de sucesso que se mantém até hoje.

Nesta época, esta companhia enfrentava dificuldades no tratamento com águas de alta turbidez e com a presença de altos teores de ferro e manganês. Estas características se apresentavam com grande incidência nas águas captadas e não estavam sendo corrigidas com os produtos convencionais até então utilizados.

Com o intuito de solucionar estas dificuldades enfrentadas pelas grandes companhias de saneamento no país, a BAUMINAS Química iniciou os estudos para o desenvolvimento e fabricação de coagulantes a base de sais férricos.

Estes produtos já eram utilizados em outros países com resultados comprovados, entretanto no Brasil havia somente experiências científicas conduzidas por algumas grandes empresas de saneamento.

Como experiência científica, os sais férricos eram produzidos em baixos volumes e nas próprias ETA´s, ocasionando deficiências de dosagens devido à complexidade de reação, além de alto custo operacional.

Após o desenvolvimento e início de fabricação do SALFER, Cloro Sulfato Férrico, em uma de suas unidades fabris, a BAUMINAS Química formalizou um contrato de estudos e testes com a maior companhia de saneamento básico do Estado de Minas Gerais. O novo produto seria testado durante um ano com as mais diversas características de água, de baixa a alta turbidez, e com variados teores de ferro e manganês.

Após um ano de estudo, essa companhia confirmou os excelentes resultados obtidos com a utilização do SALFER, que apresentou uma performance bastante superior no processo de floculação frente ao então produto utilizado, solucionando os problemas enfrentados. Com a elaboração de um relatório detalhado do estudo, a companhia aprovou o produto para ser licitado.

Os inúmeros benefícios e o excelente custo-benefício do SALFER na aplicação em água potável e esgoto foram decisivos para que a maior companhia de saneamento do Estado de Minas Gerais elegesse este produto como o principal coagulante a ser utilizado em suas estações, situação que ocorre até hoje.

A BAUMINAS Química, empresa que investe em tecnologia e inovação, foi a pioneira no Brasil a desenvolver e fabricar coagulantes a base de sais férricos em larga escala e atualmente possui a linha mais completa e avançada do mercado nesta categoria de produtos.

HEXALAN NA MAIOR COMPANHIA DE SANEAMENTO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Após inúmeros estudos técnicos coordenados pela Gerência de Controle de Qualidade da maior companhia de saneamento do Estado do Rio de Janeiro, foi aprovado o uso do HEXALAN no tratamento em um dos sistemas que apresentava problemas de cor na água, bem como grande incidência de incrustações na rede de distribuição.

A grande maioria dos sistemas de abastecimento de águas no Brasil apresenta problemas de “água vermelha” ou “água suja” na rede de distribuição, além de elevado grau de incrustações nas tubulações. Este fato resulta em altos índices de reclamações por parte dos consumidores residenciais de água tratada.

A Gerência de Controle de Qualidade dessa companhia, após vários estudos com resultados animadores, iniciou a utilização do HEXALAN, Ortopolifosfato de Sódio, desenvolvido e fabricado pela BAUMINAS Química.

Os resultados de eliminação de cor foram imediatos, sendo que as reclamações dos consumidores diminuíram cerca de 90% logo nos primeiros dias de utilização.

Quanto à desincrustação da rede, essa companhia possui fortes evidências de pontos onde o sistema apresentava baixa pressão e teve uma reversão significativa, indicando que o produto está cumprindo a sua função de desincrustação e aumentando consideravelmente a pressão em áreas críticas.

O uso do HEXALAN completou dois anos com resultados surpreendentes, diminuindo drasticamente as reclamações por qualidade da água. Desta forma, o produto está contribuindo para que a maior companhia de saneamento do Estado do Rio de Janeiro garanta o acesso da água tratada e de qualidade a milhões de pessoas.

Além disso, a utilização regular do HEXALAN demonstra sua forte performance na limpeza das redes, possibilitando à essa companhia uma grande economia de custos ao evitar a necessidade de grandes investimentos em obras de substituição das tubulações e construção de novas ETA´s.

O alto padrão de qualidade do HEXALAN é comprovado por diversos atestados de fornecimento e utilização, bem como laudos necessários de acordo com a Portaria 2914 do Ministério da Saúde.

Com os excelentes resultados obtidos, novos estudos estão sendo conduzidos para a ampliação da utilização do HEXALAN em todos os sistemas da maior companhia de saneamento do Estado do Rio de Janeiro.

COAGULAN NA MAIOR COMPANHIA DE SANEAMENTO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

A segunda maior ETA do Estado do Rio de Janeiro utilizava Sulfato de Alumínio com bons resultados no tratamento de água.

Com o desafio de melhorar ainda mais os seus índices, a Gerência da ETA e a BAUMINAS Química iniciaram um trabalho de estudos e qualificação de um produto até então inédito no mercado brasileiro: o COAGULAN. Este produto apresenta em sua composição sais de alumínio e ferro, composição esta já utilizada com sucesso em outros países e que foi desenvolvido e aperfeiçoado no Brasil pelo CTB – Centro Tecnológico BAUMINAS.

O COAGULAN foi inicialmente testado como coagulante primário no processo de coagulação e floculação no tratamento desta ETA, elevando os índices de sedimentação, que já eram bons, para patamares nunca alcançados. Após intensos testes em laboratório e inúmeras análises de qualidade que confirmaram a sua alta performance, a maior companhia de saneamento do Estado do Rio de Janeiro implantou em definitivo o uso do COAGULAN na ETA.

Houve uma redução de cerca de 30% do consumo de coagulantes utilizados e a qualidade da água, que já atendia a Portaria 518 do Ministério da Saúde, passou para uma condição de excelência, sendo atualmente considerada uma das melhoras águas tratadas do Brasil.

O COAGULAN alia a facilidade de aplicação do Sulfato de Alumínio com a vantagem de apresentar um alto teor de R2O3, o que aumenta consideravelmente a sua performance.

O esforço conjunto da BAUMINAS Química com a área técnica desta ETA demonstrou que até águas consideradas de boa qualidade podem melhorar ainda mais com produtos inovadores e de excelente performance, reforçando o compromisso da BAUMINAS Química com a inovação.

SALFER NA MAIOR COMPANHIA DE SANEAMENTO DO ESTADO DE SÃO PAULO

A maior companhia de saneamento do Estado de São Paulo e das Américas sempre teve uma preocupação em melhorar os seus índices de qualidade e custo. Como uma das empresas de saneamento que mais investe em pesquisa e desenvolvimento, permitiu que a BAUMINAS Química realizasse testes de novos produtos para a melhoria do seu sistema de tratamento.

Em setembro de 2012, a BAUMINAS Química iniciou os testes de pesquisa com o SALFER, Cloro Sulfato Férrico, no laboratório de uma das ETA´s dessa companhia, para avaliação do desempenho deste produto frente a outros coagulantes tradicionais.

Os exaustivos testes laboratoriais realizados, avaliando a performance do SALFER com as mais diversas condições de água e diferentes formulações, constataram que o produto seria uma alternativa bastante atraente, tanto do ponto de vista técnico como comercial, para utilização nas ETA´s dessa companhia.

No ano de 2013, foi concluída a qualificação do SALFER para utilização regular nas ETA´S da maior companhia de saneamento do Estado de São Paulo, onde os excelentes resultados alcançados na fase de pesquisa e testes puderam ser ratificados. Entre os principais benefícios apresentados está o seu excelente custo-benefício, apresentando uma performance de coagulação e floculação superior aos tradicionais coagulantes com uma economia de consumo em torno de 20% em seu uso contínuo.

Atualmente, o SALFER, da BAUMINAS Química, possui todos os laudos necessários para utilização em água potável, sendo amplamente utilizado em outras empresas de saneamento no Brasil com resultados comprovados.

A BAUMINAS Química, líder nacional em coagulantes para o tratamento de águas e efluentes, continua com estudos avançados em novas tecnologias com o objetivo de oferecer produtos cada vez mais eficazes e econômicos.