Deprecated: ini_set(): Use of mbstring.http_output is deprecated in /home1/HTTPD/www.bauminas.com.br/vendor/patchwork/utf8/class/Patchwork/Utf8/Bootup.php on line 69
Grupo BAUMINAS | BAUMINAS Mineração | Casos de Sucesso
Idiomas
Aguarde, processando ...

Casos de Sucesso

Implantação da barragem da unidade de Miraí

Com a decisão estratégica de deslocar sua estrutura de lavagem e beneficiamento de minérios para a unidade de Miraí, tornou-se iminente a implantação de uma barragem de rejeitos para a retenção dos sólidos oriundos do processo de beneficiamento da bauxita.

Já contando com modernos equipamentos no processo produtivo, a BAUMINAS Mineração estabeleceu então um objetivo ousado: construir um novo conceito de barragem de rejeitos que se transformasse em referência internacional de eficiência e segurança, seguindo as mais rigorosas normas ambientais.

A partir de então, firmou parceria com uma renomada empresa de engenharia para realização dos estudos técnicos e elaboração do projeto. Após a fase de estudos e conclusão do projeto executivo, optou-se pela consolidação de um grupo de trabalho constituído por profissionais de consultoria, engenharia, gerência de obras, controle tecnológico, topografia e planejamento ambiental.

Com a definição do consórcio de empresas participantes do empreendimento, após criterioso processo seletivo, e com os orçamentos e planos de trabalho aprovados em maio de 2008, tiveram início as obras.

Os critérios de construção do vertedouro, maciço da barragem em solo compactado e rede de drenagem superficial foram realizados seguindo o moderno projeto elaborado. Estas obras contaram com o gerenciamento de uma equipe técnica especializada e equipamentos de última geração.

Durante todo o processo de implantação do empreendimento, a sustentabilidade ambiental foi destacada como prioridade e recebeu a mais alta atenção. As ações ambientais foram realizadas paralelamente às obras civis na barragem.

Foram plantados aproximadamente 14.000 metros quadrados de gramas em placa e foi realizada a semeadura manual e com trator agrícola de mais de 15.000 metros quadrados nos taludes das vias de acesso. Também foi feito um cordão com o plantio de 24.000 mudas contornando toda a área da barragem.

Com sua licença de operação concedida em 2009, a BAUMINAS Mineração atingiu o seu objetivo inicial, passando a ter um modelo de barragem de rejeitos que é referência internacional de eficiência, segurança e respeito ao meio ambiente.